EUROPA

EUROPA
Descobrindo o "Antigo Continente"

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

NICE: ELEGÂNCIA FRANCESA NA RIVIERA


Capital não-oficial da Riviera Francesa, a meio caminho entre o Principado de Mônaco (onde reinam os Grimaldi, a leste) e Cannes, Nice encerra um balneário e um grande porto, diante da baía dos Anjos, onde os Alpes e o rio Pail lon encontram o Mediterrâneo.
Cercada por lojas de grife e por Ferraris conversíveis por todos os lados, a cidade tem sotaque próprio --curiosamente o herói da unificação da Itália Giuseppe Garibaldi lá nasceu.
Os italianos a chamam de Nizza (o balneário pertenceu à Itália até 1860); os norte-americanos até hoje acham a cidade "nice", agradável; mas foram os ingleses que, há mais de um século, transformaram o local na era vitoriana, época em que ser inglês era quase sinônimo de abraçar o turismo.
Nice tem prédios art nouveau gloriosos e algo decadentes, além de um porto cosmopolita.
A fonte do Sol, na praça Massena, e a rua France, com seu calçadão repleto de lojas, barzinhos e restaurantes turísticos, são outros lugares em que o banhista passeia a pé.
Os restaurantes turísticos ficam atrás do chamado Quai des États-Unis, no Cours Saleya, ligados à praia por um pavilhão, na área conhecida como Vieux Nice. Às terças e aos domingos, no Cours Saleya, tem lugar um mercado de flores; às segundas, ocorre ali uma feirinha de antiguidades.
Nice é uma cidade onde luxo e lazer andam de mãos dadas.
O principal edifício, o Hotel Le Negresco (foto), lembra o nosso Copacabana Palace e é o local escolhido pelos poderosos da Europa para passar as férias.

Nenhum comentário: