EUROPA

EUROPA
Descobrindo o "Antigo Continente"

sábado, 31 de outubro de 2009

DICAS VIAJANTES

Fiz um roteiro parecido em abril passado. São 3 das melhores cidades da Europa.
Algumas dicas:
Se não comprou passagem, vale a pena consultar a TAM, pq como a TAM vôa Londres e Paris, dá pra chegar por uma e sair por outra economizando um trecho de passagem.

Como são cidades interessantíssimas, seria ideal um mínimo de 4 noites por cidade (se tiver mais tempo, prolongue a estadia em Paris ou Londres, que têm mais coisas para serem vistas).

Há boas companhias de baixo custo voando entre essas 3 cidades, o que torna fácil e barato o deslocamento.

Em Londres fiquei num hotel chamado Royal National, bom preço e ótima localização. Paguei 68 libras a diária.
Do Heatrow o acesso é fácil via Metro - pegue a Picadilly line e desça na Russel Square que é quase em frente ao Hotel. Essa corrida de táxi fica bem cara.

Em Paris, tb fiquei em ótima localização com preço espetacular. O Hotel des Carmes fica no Quartier Latin (cheio de bares e restaurantes e do lado da Notre Dame). O Preço foi de 102 euros a diária. Acesso tb fácil chegando pelo Charles de Gaulle - linha RER B3, descendo na St. Michel Notre Dame.

Em Roma os hotéis bem localizados são caros. Fiquei num ótimo Bed and Breakfast perto da Termini Stazzione (não é o ponto mais nobre mas é perto de tudo) com diária a 130 euros. Chama-se 69 Manin Street B & B. O ponto nobre é perto da Via Veneto, Fontana di Trevi e Piazza de Spagna. O acesso do aeroporto Fiumicino tb é fácil - Há um alinha chamada Leonardo Express que faz o trajeto até a Termini por aproximadamente 14 euros e duração de 40 min.

Para busca de hotéis sugiro o site www.booking.com, onde é possível classificar os hotéis por preços, localização próxima a determinado ponto turístico, etc.

Para busca de vôos de baixo custo, acesse www.flycheapo.com.

Espero ter ajudado e estou a disposição

ABRIL é ótima época para visitar. Pode estar um pouco frio (10 a 15 graus), precisa levar algumas blusas de frio leves. Mas já vai ter algumas flores pela cidade, porque estará começando a primavera.

PARIS: recomendo pelo menos 5 dias. Cidade lindíssima, preços mais acessíveis das três cidades, várias opções de hotel (pegue perto do metrô, mesmo que você compre pacote) e restaurantes (vários oferecem o "menu do dia", com bebida e sobremesa por um preço fixo, inclui até a taxa de serviço). Tem mapas ótimos no aeroporto, os locais de visitação são bem centrais e perto das estações. Compre um bem básico, porque o resto é só o mapa que vai te ajudar. Tem um passe de metrô (RAPT) que te serve para o dia todo, todo o turismo lá funciona a base de metrô.
Hoteis: tem a rede IBIS em quase todo o canto, mas procure ficar perto das atrações turísticas.

LONDRES: caríssima, se tiver dinheiro recomendo dois, três dias. Cidade pequena, atrações no centro, bem servida de transporte (mas caro). No aeroporto tem guias da cidade, não precisa comprar nada nem fazer roteiro. O básico: Oxford, Trafalgar Square (onde está o ótimo National Gallery), Hyde Park, Notting Hill, Parlamento Inglês e BigBen, Palácio de Buckinham. Para fãs de Beatles, tem o Abbey Road.
Todos os museus são de graça. Nos domingos de manhã, você pode ver a troca da guarda real no Palacio de Buckingham. O problema é que domingo o comércio tá todo fechado.

ROMA: três ou quatro dias são o suficiente para conhecer. Chegando na região histórica, você faz tudo a pé. As praças e fontes são próximas umas das outras. Reserve um dia para conhecer o Vaticano e o Castelo de Santo Agostino que fica do lado. Almoce perto do Vaticano, há restaurantes para todos os preços. Cuidado que todos os restaurantes tem preços diferenciados para sentado e em pé. A Itália é considerada o país mais caro para o turismo na Europa. Mas é lindo, vale a pena. Visite todas as praças (Espanha, Popolo, etc...), Coliseu, Foro Romano, Vaticano. A maioria é a céu aberto e gratuitos. Veja um mapa na internet, está tudo bem próximo e você não precisa se preocupar. A infra-estrutura para turista não é muito boa, é melhor você levar seu próprio guia de bolso e mapa.
Hoteis: fora do centro é bem mais barato, mas sempre pegue perto de um metrô.
Terminando a primavera e iniciando o verão melhor época para Europa, porém tudo é mais caro,desde a Coca Cola até diárias de hotel.Mas aproveite e não raciocine em reais, lembre-se que você está na região do euro que vale quase três vezes mais que o nosso dinheiro.
Em Paris, tente dar uma escapada no vale do Loire.Você compra a excursão por 140 euros com direito ao almoço no Castelo .Visitárá os castelos de Amboise,Almoçará no castelo de Chernonceux e apreciará os lindos jardins e ricos aposentos da falida nobresa francesa.O local para compra do passeio é numa agência de turismo na Rue du Rivoli próxima ao museu do Louvre.Em Paris, não precisa de dicas, Torre Eiffel,Av.Champs Elysées ,chegará no Arco do Triunfo.Para a esquerda passeará pela Av.Foch,metro quadrado mais caro de Paris e alguns brasileiros honestos e principalmente desonestos, tem ap. ou casa na avenida.Na Champs Elysées sòmente para conhecer, entre na Loja Louis Vuitton e na Mont Blanc e pode almoçar nos restaurantes, com um pouco de perseverança encontrará almoço individual por 15 ou 18 euros, bebendo o vinho da ¨casa¨(não peça marca,para não pagar rolha,vinhos francêses em geral são bons-que me perdoem portugueses e italianos).Ande o tempo todo a pé, para apreciar tudo.
Hotéis podem ser em Montmartre.Diárias mais em conta, boa vida noturna,muitos restaurantes e creperias(xodó francês).Seguindo pela bv.Montmartre,estará próximo a Gallerie Lafayette,pouco depois Opera de Paris,Praça da concórdia, parque das Tulleries,Champs Elisées.Tudo isso caminhando em 90 minutos.Visite a Torre Eiffel e vá até o segundo piso.Dá para ver alguma coisa da cidade.Disposto a gastar mais vá até o topo e verá a cidade toda.Não perca visitas aos museus (d'orsay e louvre).Eurodysney, Matriz de Notre Dame.passeio de barco pelo rio Sena,uma coca cola no café cultural ¨les Deux Magots¨ou no Cafe de Fiore no bairro elegante de Saint German, incluindo visita ao estádio do Paris Saint German, completa sua diversão em Paris.Não recomendo o Moulin Rouge. Show muito bonito e depois torna-se uma boite como qualquer outra ,bem mais barata;
Em Roma a cidade também é uma festa,Galeria vitorio emanuell cheia de boutiques com preços arrasadores(gastar todo o limite de seu cartão internacional de crédito).
mas os monumentos históricos Coliseu,Foro Romano e as inumeras fontes (fontana di Trevi, toda em mármore carrara)
bom serviço de metrô e onibus.Restaurantes maravilhosos e para todos os bolsos.Pizzarias quase não existem (estranho não é?)mas as pastas italianas com seus temperos maravilhosos são imperdíveis.Visite a praça de São Pedro no país Vaticano que fica dentro de Roma, visite o museu e a capela sistina.Afrescos pintados na abóboda da capela é algo extraordinario.A noite pode ser diferente no Trastevere, repleto de restaurantes e bares alguns com musica ao vivo.Mais sofisticada a Via Appia tem também boa vida noturna.
Londres fica a 3 horas de Paris no trem expresso.Vale pela viagem.A cidade pessoalmente achei meia chata.Povinho esnobe pior ainda que o parisiense, Visite Trafalgar square
palácio da rainha, catedral, Big Ben.Tem muita arquitetura antiga pela cidade e não tem mais nada.Pegue o primeiro trem Paris/Londres e volte no mesmo dia Londres/Paris.Fique com Deus e boa viagem.

Nenhum comentário: