EUROPA

EUROPA
Descobrindo o "Antigo Continente"

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

MUSEU TATE MODERN




A Tate Modern de Londres é um museu britânico de arte moderna e faz parte, juntamente com a Tate Britain (antiga Tate Gallery, renomeada em 2000), a Tate Liverpool, a Tate St. Ives e a Tate Online, do grupo atualmente conhecido simplesmente como Tate.
O museu foi instalado na antiga central elétrica de Bankside, no distrito de Southwark, às margens do Tâmisa. A usina, projetada pelo arquiteto Sir Giles Gilbert Scott e construída em duas fases, entre 1947 e 1963, foi desativada em 1981 e o edifício foi reconvertido pelos arquitetos suíços Herzog e de Meuron.
Desde sua abertura, em 12 de maio de 2000, o museu promove importantes mostras temporárias de arte moderna e contemporânea, e tornou-se a terceira maior atração londrina.
Na coleção da Tate Modern figuram algumas importantes obras de Pablo Picasso, Matisse, Braque, Natalya Goncharova, de Chirico, Francis Bacon, Alexander Calder, Chagall, entre muitos outros artistas do século XX.
Posicionado à beira do Tamisa, proporciona uma bela vista da Catedral St Paul, localizada na outra margem. Um barco leva os visitantes até outro museu da grife Tate: a Tate Britain, que funciona num prédio deslumbrante de 1897, no simpático bairro de Millbank.
As visitas a exposições do acervo e a algumas mostras temporárias são gratuitas.

Nenhum comentário: